Conceitual x Comercial

Um dos comentários populares que mais surgem diante de desfiles e campanhas de moda é o famoso “Credo! Mas quem usaria isso na vida real?”, e é pra esclarecer essa dúvida por todos os criadores de moda que cá estou eu! Haha

Em uma explicação curta e direta, os designers de moda têm uma necessidade de expressar sua identidade criativa, porém, é difícil para uma pessoa ligada à criação deixar sua marca fixada nas mentes se não for da forma mais explícita na maioria das vezes.

A moda conceitual ganha esse nome porque tem o objetivo de passar um conceito, ou seja, uma representação da ideia da mente do criador e não necessariamente vender o produto.

Esse tipo de roupa muita das vezes é feita como uma expressão artística através do vestuário, por isso jamais usaríamos.

Um bom exemplo de moda conceitual são as criações do finado estilista Alexander Mcqueen. Abaixo, são fotos de uma exposição londrina recente que mostrava suas peças confeccionadas a partir de materiais e shapes totalmente inusitados, inclusive o modelo de sapato muito usado por sua musa Lady Gaga:

image1 (1)

Alexander Mcqueen – Savage Beauty

Outros designers que sempre surpreendiam na passarela eram a dupla Viktor&Rolf. As criações desfiladas sempre eram de chocar a plateia.

image2 (1)

Viktor&Rolf: Outono 2010 – Ready to Wear, Primavera/Verão 2011 – Ready to Wear, Primavera/Verão 2015 – Couture.

Agora falando em moda comercial vemos alguns estilistas que, por mais que ainda expressem um conceito, a moda desfilada é quase sempre a mesma que é comercializada e usada por clientes. Em outras palavras, suas criações são comerciais mesmo que os acessórios e adornos da passarela não sejam usados da mesma forma como são expostos…

image3

Pat Bo Verão 2016, Elie Saab Outono/Inverno 2015 – Ready to Wear e Giorgio Armani Outono/Inverno 2015 – Ready to Wear.

Esse é o motivo de muitas torcidas de nariz quando surgem as novas coleções. Muitas criações foram feitas apenas para serem apreciadas e não usadas, e, por mais que muitos discordem, moda também é uma forma de arte!

Rachel

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s