Arte: Mucha e a Art Nouveau

Olá pessoal.

Desde criança sempre fui voltada para a área criativa, dizem que os canhotos são assim… Lembro que no colegial tive uma professora que me despertou a vontade de fazer Artes Visuais mas na época acabei optando por Design de Moda e na faculdade tive a felicidade de ter a matéria em alguns semestre e era a que eu mais gostava e ia bem. Eu sentia prazer em ler um livro sobre o tema ou ficar horas na internet pesquisando. Talvez um dia ainda faça algum curso especifico na área.

Escrevi toda essa abobrinha para falar que vou começar ou melhor recomeçar a categoria de Artes aqui no blog. Quero tentar deixar as pessoas mais próximas desse mundo tão belo mas que poucos apreciam. E para esse renascimento resolvi falar sobre Mucha ou Alfons Maria Mucha de uma forma mais descontraída.

Vamos ao blábl… Mucha foi um famoso ilustrador, pintor e designer gráfico Tcheco do movimento “Art Nouveau”.

“- ÃNNN? Mas o que é arte nove novau, sei lá como fala isso.”

Art Nouveau (nuvô) é um estilo que influenciou basicamente tudo de 1890 a 1910 (a famosa Belle Époque, a era de ouro, dos boêmios) como arquitetura, decoração, jóias, tapetes, pinturas, ilustrações, tudo o que vocês podem imaginar. As características deste movimento são as formas orgânicas, a botânica, insetos, curvas, etc.

Esse período não influenciou Paris, como várias parte do mundo, inclusive o Brasil. Sabe a famosa Cafeteria Colombo no Rio de Janeiro? Ela é Art Nouveau pura! Ta vendo? Arte não é só quadros doidos ou esculturas estranhas, é história!

Na foto a baixo vocês podem ver a influencia do movimento no design dessa porta. Os vitrais com desenhos botânicos, as curvas e esse puxador dourado mais lindo do mundo. 8166433e79bade6b26682b3382d85668Indico vocês a verem o filme “Meia Noite em Paris”. Apesar dele voltar para 1920 (Art Deco, isso eu explico em outro post), ainda tem a Art Nouveau na arquitetura e decoração pois como eu disse a cima ela foi até 1910. Prestem bem atenção nos detalhes que vocês vão perceber a influencia que esse movimento teve. E para quem for pra Zoropa, principalmente Paris olhem nas casas, lojas, ainda esta tudo lá especialmente no bairro Montmartre.

Voltando ao artista. Na época de 1894 ele fez um cartaz para o espetáculo de Sarah Bernhardt (considerada a atriz mais famosa de Paris na época) que ficou maravilhada com sua arte. Ela fechou um contrato de vários anos aonde ele deveria não só fazer os cartazes mas também a produção do palco e figurino. Com tudo isso acontecendo muitas portas foram se abrindo e ele acabou fazendo diversos trabalhos, ilustrou livros, desenhou joias, tapetes, papel de parede, cartões postais e teve até seu estilo próprio o “Estilo Mucha” ou seja, ele era O CARA.MF_Sarah_Bernhardt_La_Plume

MF_1897_FlowerOs arabescos, as flores, as mulheres com cara de blasé são características de suas obras . Na época era muito comum fazer esses tipos de cartazes como divulgação de peças, inauguração de cabaret, etc. MF_Bieres_de_la_MeuseQuando penso em Paris, é impossível não vir na minha mente uma ilustração do estilo Mucha. Para vocês verem que não estou louca, sabe aquele famoso cartaz do gato preto que TODO MUNDO que vai pra Paris faz questão de trazer uma camiseta, bolsa ou qualquer baboseira do tipo com a estampa dele? Então, ele foi feito nesta mesma época também, mas por Théophile Steinlen.

Mucha é incrível e a Art Nouveau, Belle Époque é meu período favorito da arte e da história.

Bom, espero que tenham gostado do post de hoje, tentei ser breve pois sei que esses assuntos são beem cansativos..

Me digam o que vocês acharam sobre esse estilo de postagem e se já conheciam o artista.

Beijão e até a próxima!Icone Marilia

Anúncios

6 comentários sobre “Arte: Mucha e a Art Nouveau

  1. Adoro Art Nouveau. Aliás, história do Design foi a minha disciplina favorita na faculdade e foi nela que conheci estes movimentos de vanguarda incríveis! Alfons Mucha fazia desenhos muito lindos! ❤ Gosto muito também, além do Mucha, Toulouse Lautrec. Blog lindo, já vou colocar nos meus favoritos! http://www.rabiscosatomicos.com

  2. O Mucha é demais. Até tatuei “A Dança” dele na minha coxa. As artes pro Veuve Clicquot são de perder o fôlego. Os arabescos me piram. Bem legal o post. Vou seguir o blog.
    Se puder, dá um pulo no sinestesia mutante *:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s